< Página inicial

Afinal, qual o ambiente ideal para minha orquídea?

Assim como seria em uma floresta tropical, as orquídeas precisam da sombra e da umidade das árvores para se desenvolver.

A grande maioria das espécies brasileiras são epífitas, ou seja, elas crescem presas aos troncos das árvores, e isso já diz bastante sobre o tipo de ambiente ideal para o seu desenvolvimento.

As orquídeas são bastante delicadas em relação à quantidade de luz e por isso você precisa observar certos sinais para saber se sua planta está recebendo a quantidade certa de sol. Folhas amareladas, por exemplo, indicam excesso de luz.

Assim como acontece com a nossa pele, o excesso de sol causa queimaduras, e por isso você deve escolher um local onde sua orquídea receba luz apenas durante algumas horas do dia, ou ainda um local em que a luz seja filtrada por barreiras, como folhas de árvores (assim como na natureza) ou filtros específicos para esse fim, que são telas que deixam passar apenas uma determinada quantidade de sol.

Você deve escolher um local onde sua orquídea receba luz apenas durante algumas horas do dia”

E assim como as orquídeas que vivem nas florestas tropicais, a suas orquídeas precisam de umidade. O ar seco aumenta o risco de aparecimento de doenças e pragas, e ainda pode atrapalhar a floração, fazendo as flores secarem mesmo antes de abrirem. Você pode resolver esse problema borrifando um pouco de água em toda a planta (exceto nas flores) todos os dias pela manhã, ou espalhando água no chão do local onde estão suas plantas, ou ainda utilizando nebulizadores e umidificadores de ambiente.

Saiba mais sobre como criar o ambiente ideal para suas orquídeas no vídeo abaixo:

Orquídea Presa no tronco da Árvore.

A grande maioria das orquídeas são epífitas, ou seja, vivem presas nos troncos das arvores aproveitando suas sombras.

Folha da Orquídea Amarelada

A folha amarelada denúncia que esta planta está recebendo muito sol.

Orquidários

Os orquidários são ambientes construídos com telas de filtragem e umidade controlada.

Crescimento

Folhas

Subtrato

Vasos

Floração