< Página inicial

Aprenda sobre as fases
de crescimento da sua
orquídea.

No universo das orquídeas existem dois tipos de crescimento: o vertical e o horizontal.

As orquídeas de crescimento vertical (ou monopodial) são aquelas que crescem se alongando para o alto como um pé de milho, e geralmente são solitárias, com apenas uma planta por vaso. As Vandas e as Falenópsis são exemplos de plantas monopodiais.

Buscando acelarar o crescimento da sua orquídea? Opte por fertilizantes ricos em nitrogênio (30 10 10)

Já as plantas de crescimento horizontal (ou simpodiais) são aquelas que crescem para os lados, na horizontal, emitindo várias brotações e enraizando ao longo do substrato, como a espécie Cattleya. Plantas que possuem muitos brotos podem ser divididas em 3 ou 4 brotações (pseudobulbos), formando novos vasos.

Se você quiser acelerar o crescimento de uma muda ou planta, utilize um fertilizante rico em nitrogênio, o elemento que estimula o crescimento e a brotação. Uma fórmula muito utilizada pelos orquidófilos nessa situação é a 30 10 10, que possui 30% de nitrogênio em sua formulação.

Já para uma planta bem desenvolvida, onde não há interesse no aumento de tamanho, utilize um adubo mais equilibrado, favorecendo o crescimento por igual de folhas e raízes, como as fórmulas 20 20 20, 14 14 14 e 06 07 07.

Entenda mais sobre o crescimento das orquídeas assistindo o vídeo a seguir.

Aparecimento dos Brotos de Floração

O aparecimentos dos primeiros brotos de floração acontecem normalmente entre 2 a 4 meses de vida da planta

Uma planta adulta apresenta suas raizes expostas.

Orquídeas simpodiais, crescem para os lados, emitindo vários brotos.

folhas

substrato

vasos

ambiente

floração