Como polinizar a sua Rosa do Deserto
Apesar da polinização ser um processo que acontece normalmente na natureza, inclusive contando com a participação de alguns animais, como abelhas e pássaros, para a sua realização, sabia que você também consegue fazer isso de forma manual?
O que é a Polinização
A polinização nada mais é do que o processo de transferência do pólen de uma planta para a outra, permitindo posteriormente a fertilização e a produção de sementes.
Vale lembrar que a polinização é fundamental para a reprodução das plantas, além da produção de frutos e sementes, sendo desta forma também um processo essencial para a manutenção do ecossistema.
Como fazer a Polinização Manual
Uma curiosidade que nem todo mundo sabe, é que este processo também pode ser feito de forma manual, inclusive se você está buscando produzir novas mudas diferentes, a partir de duas plantas já existentes. E para isso você não precisa ser necessariamente um especialista.
Vamos usar aqui como exemplo a Rosa do Deserto:
- Em primeiro lugar você vai pegar dois vasos já floridos de Rosa do Deserto, de cores diferentes;
- Depois pegue um dos vasos de Rosa do Deserto e destaque as pétalas da flor até que possa alcançar o “estigma”, que fica presente no interior da flor.
- Na sequência, com o auxílio de um palito de dente, abra este estigma e dentro dele você encontrará o pólen da planta, lembrando que ele é o mesmo que as abelhas pegam para realizar a polinização.
- Pegue o seu outro vaso de Rosa do Deserto e faça o mesmo processo de abrir as pétalas da flor, porém desta vez ela irá receber o pólen que foi retirado da planta anterior.
- Realize a fecundação da planta, adicionando o pólen que foi retirado na Rosa do Deserto 1, dentro do estigma da Rosa do Deserto 2.
Feito este processo de polinização manual é necessário aguardar de 7 a 10 dias e conferir se o estigma fechou novamente.
Se ele realizou este fechamento, é porque ocorreu a polinização e o resultado obtido será o de novas mudas de cores diferentes.
Nos siga nas redes sociais
