Dicas de Cultivo

Conheça as principais plantas para apartamento pequeno

Conheça Academia Forth

Sim, é possível morar em um apartamento pequeno e ainda assim cultivar plantas dentro dele. Dúvida? Neste artigo vamos provar que isso é verdade e ainda dizer quais as melhores espécies.

As plantas são, além de excelentes itens de decoração, seres vivos que conferem conforto e bem-estar às pessoas. No interior de um imóvel, por exemplo, são capazes de trazer inúmeros benefícios aos moradores e, caso deseje inserir algumas espécies nos ambientes, é importante conhecer as principais plantas para apartamento pequeno.

Nesse texto você irá conhecer as principais vantagens de ter plantas no interior do imóvel e, para que a escolha da melhor espécie seja uma tarefa simples, irá conferir as plantas mais indicadas para a criação no interior de um apartamento pequeno. Continue a leitura para saber mais sobre o tema.

 

Vantagens de ter plantas no interior do imóvel

Conforme apontado acima, as plantas são extremamente benéficas para os ambientes em que estão inseridas e, por consequência, para as pessoas que os frequentam.

Se você deseja saber mais sobre as vantagens de ter diferentes espécies no interior de sua casa ou de seu apartamentos, confira a lista abaixo:

 

As plantas promovem relaxamento e bem-estar

Você já deve saber que algumas cores são capazes de transmitir a sensação de calmaria e de bem-estar, não é mesmo?! Tons claros de azul e de roxo são os mais indicados para quem deseja ter um estímulo para relaxar e, assim, é possível optar por plantas que possuam flores dessas cores.

 

A NASA (National Aeronautics and Space Administration, ou Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço), afirma que muitas espécies com flores coloridas causam estímulos nas pessoas para a produção de adrenalina, o que auxilia na oxigenação e na produção de energia.

 

As espécies são umidificadores naturais

O clima tropical do Brasil, como o próprio nome sugere, se caracteriza por temperaturas elevadas ao longo de todo o ano. Dessa forma, não é incomum que muitas pessoas precisem de auxílio para umidificar o ar.

Entretanto, ao invés de investir em um aparelho mecânico, que pode ser bastante caro e, ainda, atrapalhar a decoração de seu imóvel, é possível apostar nas plantas, que são umidificadores naturais.

A principal indicação é escolher espécies como as samambaias, que, ao respirar, produzem pequenas gotículas de água, o que promove a hidratação do ar no interior da casa ou do apartamento.

 

As plantas ajudam os moradores a se concentrar

Você sabia que as plantas são ótimas aliadas de quem precisa se concentrar mais? Esse é o resultado de uma pesquisa desenvolvida pela universidade Royal College of Agriculture, situada no Reino Unido.

Segundo o estudo, mais de 70% dos estudantes que participaram da pesquisa apresentaram níveis maiores de concentração quando posicionados em ambientes que continham plantas.

É verdade que existem algumas espécies que não se adaptam a ambientes fechados, uma vez que precisam de luz solar e bastante ventilação para sobreviver. Contudo, é possível escolher aquelas que se adaptam bem ao interior de imóveis.

 

A decoração também é beneficiada pelas espécies

É claro que as plantas também são excelentes aliadas da decoração de uma casa ou de um apartamento. Diversos estilos decorativos, como o escandinavo, pressupõem a presença de várias espécies em todos os cômodos da casa, uma vez que as plantas são essenciais para a boa estética dos ambientes.

 

Para fazer a escolha certa, é necessário verificar as características do estilo de decoração do cômodo. Suponha, por exemplo, que sua sala é minimalista. Nesse caso, é preferível optar por espécies sem flores, uma vez que as cores podem comprometer o estilo do local. Entretanto, se seu quarto segue a tendência tropical, por exemplo, as flores são muito bem-vindas.

 

Com as plantas, o estresse vai embora

As plantas são, também, excelentes aliadas de quem deseja mandar o estresse embora. Com a rotina do home office, muitos profissionais se sentem cansados e estressados com frequência e uma boa maneira de driblar essa adversidade é investir em pequenas plantas, que podem ser posicionadas na superfície da mesa.

 

Diversas espécies contribuem para a diminuição dos níveis de estresse e essa afirmação foi comprovada por uma pesquisa realizada pelo Journal of Environmental Psychology. Contudo, é necessário ressaltar que qualquer planta é benéfica para trazer calma e tranquilidade para o ambiente.

 

Espécies de plantas para apartamento pequeno

Como você pôde perceber, as plantas são extremamente benéficas para os moradores quando cultivadas no interior de imóveis. Nesse tópico, portanto, você irá conhecer as principais espécies de plantas para apartamento pequeno.

 

Palmeira Ráfia

Originária da China, a palmeira ráfia é uma das principais espécies de plantas para apartamento pequeno. Suas folhas são palmadas e possuem uma coloração verde-escura e a altura pode chegar a até três metros. Por isso, não se esqueça de acompanhar o crescimento da planta para verificar se o tamanho é compatível com seu imóvel.

Apesar disso, o crescimento da palmeira ráfia é lento, uma vez que a planta precisa de poucas regas, já que é uma espécie adaptada ao solo seco. A adubação deve ser realizada uma vez por ano e, de preferência, durante a primavera.

 

Violeta

As violetas são espécies de fácil cultivo e, por isso, integram a lista de plantas para apartamento pequeno. Apesar de delicadas, podem ser inseridas em ambientes com meia-sombra.

As folhas e as flores da espécie se apresentam em diversas tonalidades diferentes. Enquanto as folhas são, na maioria das vezes, verdes, as folhas podem ter combinações de rosa, roxo, branco e salmão.

O cultivo é realizado em vasos pequenos e a espécie não tolera geadas, por isso, deve ser posicionada no interior do imóvel e protegida do frio.

 

Espada-de-São-Jorge

Típica da África, a espada-de-São-Jorge é uma espécie indicada tanto para jardins que passam por pouca manutenção quanto para o cultivo em vasos no interior de casas e de apartamentos.

De crescimento lento, a planta não possui caule e pode atingir de 0,4 a 0,6 metros de altura apenas. A iluminação ideal é a exposição total ao sol ou, quando esta não é possível, meia sombra.

As regas não precisam ser realizadas com frequência, uma vez que o excesso de água pode ser prejudicial à saúde da planta, podendo até mesmo causar sua morte.

 

Lírio da Paz

O lírio da paz é uma das plantas para apartamento pequeno porque não precisa de muita luz solar para sobreviver. A exposição deve ser, portanto, a meia sombra ou a sombra total. Intolerante a baixas temperaturas, deve ser posicionada no interior do imóvel e protegida do frio.

A espécie atinge a altura de 30 a 40 centímetros apenas e, por isso, pode ser inserida na decoração de todos os cômodos. Sem perfume, suas flores costumam aparecer somente na primavera e no verão.

 

Rosa de Pedra

A rosa de pedra, também conhecida como echevéria, é uma das espécies de suculentas mais conhecidas entre os brasileiros. Com folhas espessas em formato de roseta, podem ter colorações diversas, que vão desde o verde até o rosa.

A espécie é ideal para o cultivo em jardins de pedra e pode, também, ser cultivada em pequenos vasos. Muitos estilos decorativos sugerem o uso das rosas de pedra em conjunto com cactus e demais espécies de suculentas.

As plantas devem ser cultivadas a pleno sol e as regas são periódicas. A rosa de pedra é ideal para climas mais frios, sendo indicada para imóveis localizados na região Sul do Brasil.

 

Jiboia

A jibóia é uma planta tropical que possui somente folhas, que são apresentadas em formato de coração. Seu cultivo é mais complexo do que o das outras espécies da lista, uma vez que precisa de água, de calor e de um solo rico em matéria orgânica.

A espécie pode ser posicionada tanto no interior quanto no exterior do apartamento e, por isso, pode ser uma excelente escolha para a decoração de sua sacada. Entretanto, seu uso nos cômodos internos é uma excelente escolha para a decoração.

A jibóia, ao crescer, pode escalar os móveis e, assim, muda completamente a aparência do ambiente.

 

Camedorea-elegante

A camedórea-elegante é a última espécie da lista de plantas para apartamentos pequenos. Esta é considerada uma palmeira de pequeno porte e é uma excelente planta ornamental para quem deseja investir nas espécies como parte integrante da decoração.

A palmeira pode ser posicionada em diversos cômodos do imóvel, mas seu uso é mais frequente em escritórios e nas salas de estar. A espécie não pode estar diretamente exposta ao sol, uma vez que a luz pode queimar suas folhas e comprometer sua saúde.

-

Viu como é possível, sim, ter várias plantas em seu apartamento mesmo ele sendo pequeno? Se este artigo ajudou você, temos certeza que ele pode fazer o mesmo por seus familiares e amigos. Então, compartilhe ele!

 

Boa jardinagem!

 

Este artigo foi realizado em parceria com o site www.arboimoveis.com.br

Autor: www.arboimoveis.com.br

Revisor: João Pedro M. Leal - Eng. Agrônomo da FORTH Jardim

 

A Arbo Imóveis

Parceiros da Forth Jardim, nós somos a Arbo Imóveis, uma startup do mercado imobiliário que tem o objetivo de simplificar transações imobiliárias, para que se conectar a um imóvel seja felicidade para quem o recebe, quem o entrega e quem o administra.

Oferecemos serviços e produtos para o mercado imobiliário de todo o Brasil, como um CRM (Customer Relationship Management) é um aplicativo para corretores, e, além disso, operamos um dos maiores portais de imóveis do País.

A Arbo possui como diferencial a facilitação de processos imobiliários de compra e de locação. Para isso, a empresa conta com ferramentas que desburocratiza processos tanto para imobiliárias, corretores e incorporadoras quanto para clientes que desejam comprar e alugar imóveis. Conheça!

 

Caso deseje encontrar um novo imóvel - casa ou apartamento -, que tal conhecer a Arbo Imóveis?

Leia Também

Dicas de Cultivo

Crotalária: Benéfica para o Solo

Planta versátil e benéfica, capaz de desempenhar um papel fundamental na promoção da saúde do solo

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Ora-pro-nóbis: Uma escolha ornamental, medicinal e culinária.

É uma das únicas cactáceas que possui folhas verdadeiras e potencial para uso alimentar como hortaliça.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Aquilea: Planta medicinal das Mil-folhas

Leve um pouco da medicina natural para o seu jardim.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Salgueiro-chorão: Tranquilize o ambiente do seu jardim

Árvore encantadora e relaxante que traz beleza e tranquilidade a qualquer ambiente em que é cultivado.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Ficus lyrata: Encanto com suas grandes folhas

Utilizada em decoração de interiores, onde denota grande efeito.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Árvore-do-viajante: Aparência única

Saiba os cuidados adequados desta espécie que é confundida com palmeira.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Yucca-mansa: Notável e com ótima adaptabilidade

Sua presença imponente e flores vistosas tornam uma escolha popular para paisagistas e entusiastas

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Palmeira-azul: Imponente em qualquer paisagem

Ela se tornará o destaque de seu jardim, proporcionando um toque tropical e elegante.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Cróton: Cores em uma planta exótica

Uma planta fascinante que oferece um espetáculo de cores e elegância em qualquer ambiente.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Dracena: Uma planta arbustiva, de folhagem decorativa

Saiba todos os detalhes do cultivo desta planta perfumada.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Palmeira Rhapis: Singela e robusta

Com sua aparência distintiva e folhagem exuberante, amplamente cultivada em jardins e interiores.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Singônio: Uma ótima opção para ambientes internos.

Tudo sobre cultivo, cuidados e muitas curiosidades.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Zamioculca: O brilho que faltava no seu jardim.

Saiba todos os detalhes do cultivo desta planta que encanta a todos.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Chifre-de-Veado: Leve o verde exótico para ambientes internos

Uma planta fascinante que cativa os entusiastas da jardinagem com sua aparência única e elegante.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Quais os cuidados e como cultivar um coqueiro?

Símbolo de Tropicália e Beleza Exuberante, venha conhecer todos os detalhes deste cultivo.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

A Jiboia: Versatilidade em uma planta de Interior

Venha ver essa dica e adicione a natureza em sua casa.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Samambaia: A beleza verde pendente para seu ambiente

Todos os detalhes dos cuidados no cultivo de samambaias.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Jabuticabeira: Uma arvore frutífera de encanto tropical

Tudo sobre o cultivo, adubação, regas, clima e muito mais sobre esta espécie nativa da Brasil

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Como cultivar Suculentas?

Confira todos os detalhes sobre o plantio de suculentas em casa

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Como cultivar o Bambu-da-sorte

Venha conferir sobre a forma de cultivo e qual o ambiente ideal, além claro de muitas curiosidades sobre essa planta.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Todos os detalhes a respeito do cultivo de Begônia Rex

Quer plantar Begônia Rex? Nós te contamos como

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Tudo que você precisa saber sobre o Philodendron Martianum

Quer cultivar o Philodendron Martianum? Revelamos como fazer isso em casa

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Como cultivar Cactos?

Confira todos os detalhes sobre o plantio de cactos em casa

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Como cultivar trevos-de-quatro-folhas?

Veja o que é preciso para cultivar trevo-de-quatro-folhas no seu jardim

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Aprenda como cultivar a Planta da Amizade em sua casa

Apesar de ser uma planta bastante tradicional na China, a pilea (ou planta da amizade), chegou ao Brasil apenas em 2019. Neste artigo completo da Forth Jardim, vamos contar tudo a respeito dessa nova sensação da internet.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Entenda todos os segredos do cultivo de plantas carnívoras

Desmistificando plantas carnívoras: a verdade sobre elas e como cultivá-las

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Cultivar pimentas em casa é mais fácil do que pensava

Chega de comprar pimentas no mercado ou na feira! Com as dicas e informações deste artigo exclusivo da Forth Jardim, você vai saber tudo que é preciso para ter seu próprio cultivo de pimentas.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Conheça espécies de gramíneas ornamentais para plantar no seu jardim

Você conhece as gramíneas ornamentais? São plantas muito bonitas e simples de se cuidar que podem agregar bastante encanto ao seu jardim. Leia este artigo para saber tudo a respeito delas.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Quais hortaliças podem ser cultivadas no verão?

O verão vem aí! E com ele um calor que pode acabar prejudicando a sua horta se você não cuidar dela. Não sabe quais cuidados devem ser tomados? Neste artigo exclusivo da Forth Jardim, a gente conta tudo que você precisa saber.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Como cultivar uma cerca viva no seu jardim ou terraço?

Sente que lhe falta privacidade quando está cuidando do seu jardim? Isso pode ser resolvido com uma barreira natural! Confira quais espécies escolher e como cultivar a sua neste artigo exclusivo da Forth Jardim!

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Tudo que você precisa saber sobre o cultivo de hortaliças em casa

Cultivar hortaliças em casa é uma vontade de inúmeras pessoas, mas a maioria não sabe como fazer isso. Neste artigo vamos contar tudo que você precisa saber.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Tudo o que você precisa saber sobre o cultivo de tomates em casa

Cultivar tomates é um verdadeiro desafio, mas não será nem um pouco difícil se você seguir as dicas a respeito de poda, eliminação de ervas daninhas e prevenção de pragas deste artigo.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Descubra o que são Plantas Alimentícias Não Convencionais e como usá-las

Você sabia que pode incrementar suas receitas com algumas plantas pouco tradicionais? São as Plantas Alimentícias Não Convencionais (ou PANC). Saiba tudo sobre elas neste artigo da FORTH Jardim.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Como cultivar Samambaias?

Para cuidar direito de uma samambaia, é preciso saber o clima ideal para elas, o ambiente certo e até mesmo como e quando adubar. Neste artigo da Forth Jardim você aprende isso e muito mais!

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Plantas tropicais para ambientes internos.

Morar numa grande cidade ou ter pouco espaço em casa não é desculpa para não ter plantas em casa. As plantas tropicais estão aí para provar que é possível. Leia este artigo para descobrir como cultivá-las.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Cultivo de ervas aromáticas e temperos.

Veja neste artigo os cuidados no plantio de mudas ou sementes para ervas e temperos, e como aduba-las neste período.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Plantas que ajudam no controle da poluição!

A poluição é um dos grandes males dos tempos modernos. Todos os dias carros e indústrias despejam milhares de substâncias nocivas no ar. Felizmente, algumas plantas podem ajudar você a combater a poluição.

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Dicas de plantas para cultivar dentro de casa

Confira o que você deve fazer ao cultivar plantas dentro de casa

Continue Lendo >

Dicas de Cultivo

Como usar os produtos FORTH Jardim?

De uma olhada neste compilado de dúvidas mais frequentes enviadas para o nosso SAC. Talvez a resposta esteja aqui!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!