Frutíferas em Vaso: saiba como cultivar a sua
Apesar de as espécies ornamentais ainda serem as que mais marcam presença dentro das residências, inclusive fazendo parte da decoração, outros tipos de plantas, como as frutíferas, estão cada vez mais ganhando o seu espaço. Além de muitas delas serem esteticamente atrativas, ainda contam com a vantagem de produzir frutos que podem ser consumidos.
Antes este tipo de cultivo parecia estar muito longe da realidade das pessoas que vivem em espaços urbanos, já que quando pensamos em frutas, logo vem na mente aquelas árvores grande e exuberante. No entanto, o cultivo de frutíferas em vaso hoje é uma realidade e mostra que é possível sim fazer o seu próprio “pomar”, mesmo morando em um apartamento.
Para que isso seja possível é só seguir todos os passos corretamente.
Cuidados no Dia a Dia
Luz: Se você vai cultivar uma frutífera no vaso, o ideal é que o vaso fique em um local onde ela possa receber cerca de 6h de luz solar direta por dia. Isso porque de modo geral, todas as frutas precisam de sol para se desenvolver bem.
No entanto, também é possível cultivar frutíferas em meia-sombra, sendo que algumas espécies se adaptam melhor nestas condições, como por exemplo: o morango, a framboesa, a amora-preta e o mirtilo.
A única observação é que no caso do cultivo em meia sombra, a produção dela será menor e dependendo da espécie os frutos também podem ficar menos doces.
Regas: As regas devem ser feitas de forma abundante, permitindo que a água escorra bem pelo substrato, para isso pode-se utilizar um regador ou até mesmo uma mangueira.
Da mesma forma, a frequência da rega também precisa ser alta, sendo muitas vezes necessário regar diariamente ou até duas vezes ao dia.
A dica é sempre verificar o substrato, se ele ainda estiver úmido, pode esperar um pouco mais, mas se ele estiver seco já é hora de regar.
Solo: Como as frutíferas necessitam de uma boa quantidade de água, o ideal é apostar em um tipo de solo que segure melhor a água. Então neste caso os condicionadores são mais eficientes que os substratos.
O plantio em substrato também é possível, porém isso exigirá regas mais frequentes, além de periodicamente também ser necessário fazer a reposição de substrato.
Isso acontece porque ele se decompõe ao longo do tempo, expondo as raízes, algo que não acontece com os condicionadores de solo.
O Condicionador FORTH Floreiras, apesar do nome, não é exclusivo para flores. Ele já vem em pronto uso e também pode ser utilizado em frutíferas.
Sempre que for fazer a troca de vaso, utilize na frutífera o enraizador. O processo é simples, basta diluir o produto em água e regar a planta logo após o replantio.
Adubação: A rotina de adubação pode ser iniciada após 30 dias do plantio e o mais indicado é utilizar os fertilizantes específicos para as frutíferas.
O FORTH Frutas é um adubo que pode ser utilizado nas frutíferas em geral, mas no caso de algumas frutas específicas também há a opção de um próprio da espécie. É o caso do FORTH Jabuticabeiras e o FORTH Coqueiros.
Curiosidades
- Para evitar que a planta sofra com falta de águ, é recomendável replantar sua frutífera anualmente em vasos maiores,
- Sempre que for fazer a troca de vaso, utilize na frutífera o FORTH enraizador. O processo é simples, basta diluir o produto em água e regar a planta logo após o replantio.
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos de diversos temas relacionados ao cuidado com as plantas, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais