De nome científico Melaleuca Alternifolia, a Melaleuca também pode ser chamada popularmente de: árvore-do-chá, tea tree ou mirto-de-mel.
É uma árvore aromática e na natureza sua altura pode variar de 5 a 7 metros de comprimento.
Suas folhas são pontiagudas e alternadas, podendo mendir até 3,5 centímetros e suas flores formam espigas interrompidas brancas, sendo dispostas de forma espaçada, com estames (estruturas reprodutivas masculinas) unidos à base em cinco feixes, possuindo hipanto (estrutura em forma de taça) floral.
Já seus frutos consistem em pequenas cápsulas lenhosas (frutos secos).
O melhor período para propagar a Melaleuca é na Primavera, podendo ser utilizada a técnica de alporquia ou estaquia.
E quanto ao seu plantio, é preciso considerar o espaço e local onde pretende cultivá-la.
Origem e Distribuição
Uma espécie originária da Austrália e das Ilhas do Oceano Índico que de acordo com a história tem sido usada há séculos como um remédio natural para tratar várias doenças.
As plantas do gênero melaleuca abrangem cerca de 230 espécies, sendo em sua maioria arbóreas e se encontram dispersas pelas regiões tropicais e subtropicais, em áreas de pântano e próximo de rios
No Brasil é encontrada principalmente em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e na Paraíba.
Cuidados no Dia a Dia
Luz: O cenário ideal para cultivá-la é em sol pleno.
Deixe que ela receba a luz solar direta, sem “filtragem” na maior parte do dia, pois essa é a condição necessária para a saúde e o crescimento da planta e que garantirá que ela tenha uma floração plena.
Regas: As regas devem ser feitas sempre visando manter o solo levemente úmido, pois é uma planta natural de ambientes próximos a fontes de água. Mas nada de solos alagados.
Solo: O ideal é utilizar um substrato que permita que o solo possa manter sempre a umidade.
Além disso, se cultivada em vasos externos, considere que o seu rápido crescimento, exigirá vasos grandes a extragrande.
Adubação: Para garantir um bom crescimento e desenvolvimento, atingindo assim todo potencial genético da planta, também é indicado utilizar um adubo nutricionalmente balanceado, uma boa opção de adubo é o FORTH Jardim.
Poda: Este é outro cuidado necessário, as podas devem ser feitas sempre no período de inverno, com a finalidade de promover um novo crescimento de folhagens, e uma boa florada na primavera/verão.
Podar também é uma forma de remover galhos mortos, doentes e/ou amontoados permitindo uma melhor circulação de ar e a penetração da luz solar na planta.
Curiosidade
- Acredita-se que durante a Segunda Guerra Mundial, o óleo essencial de Melaleuca foi utilizado por militares australianos como um antisséptico para tratar as feridas dos soldados.
- Este óleo tornou-se popular, sendo hoje em dia cultivado e consumido em várias partes do mundo e usado em uma ampla variedade de produtos, que vão desde produtos de cuidados pessoais até os de limpeza e medicamentos.
- Além de seu óleo essencial poder oferecer uma série de benefícios, sendo conhecido por suas propriedades antibacterianas e antifúngicas, a planta também costuma ser consumida como chá, desde que seja preparado corretamente e consumido com moderação. Neste caso, a bebida é apontada como sendo rica em antioxidantes e outros compostos, podendo auxiliar em problemas digestivos, aliviar o estresse ansiedade, entre outras coisas.
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos de diversos temas relacionados ao cuidado com as plantas, e melhor, com emissão de certificado!
Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH
Nos siga nas redes sociais