Dicas para Jardinagem

Principais ferramentas para ter no jardim

Conheça Academia Forth

 

Será que você cuida do seu jardim usando as ferramentas certas para isso? Ou melhor, será que você sabe quais ferramentas mais indicadas para cuidar de um jardim? Para descobrir, leia este artigo esxclusivo da Forth Jardim.

Já falamos aqui no blog da Forth Jardim sobre fertilizantes, espécies de plantas adequadas para cada situação, irrigação, transplante de árvores e diversos outros assuntos que dizem respeito à jardinagem.

 

Porém, não podemos nos esquecer de falar um pouco sobre as ferramentas na jardinagem. Sem elas, não conseguimos podar galhos secos, revolver condicionadores de solo, regar vasos de plantas, retirar ervas daninhas de canteiros, e muito mais.

 

Mas você conhece as principais ferramentas e como usá-las com o máximo de segurança? Vamos listar aqui as principais ferramentas manuais que você pode e deve usar durante a prática da jardinagem.

 

As ferramentas que todo jardineiro deveria ter

 

Enxada de jardim - Vamos começar com uma das mais famosas: a enxada de jardim. É sem dúvida a principal delas no que se refere à implantação e manutenção de áreas verdes. É uma ferramenta muito versátil, com ela você pode cavar berços de plantio e até mesmo  preparar canteiros de horta. É uma ferramenta essencial para todos os jardineiros. Possui muitas variações quanto ao tamanho do cabo e da lâmina de corte.

 

Pá manual ou espátula de jardim - As pás manuais são as ferramentas perfeitas para cavar, transplantar mudas pequenas e até bulbos. Ideal para se mexer em vasos e floreiras, onde temos pequenos espaços para manejar ferramentas. Há no mercado as pás manuais largas e estreitas, recomendamos que você opte pelas largas, pois elas são as mais versáteis.

 

Tesoura de poda – Sem dúvida, é uma ferramenta essencial na manutenção dos nossos jardins. São ideais para as podas de condução, podas de formação e podas de limpeza. Elas nos ajudam a fazer um corte limpo sem machucar os galhos das plantas. Há uma grande variação de tamanho de corte, procure uma que atenda a maior parte das suas plantas (estamos nos referindo ao diâmetro de corte da lâmina).

 

Tesoura de jardim – Também conhecida como tesoura de cerca viva. Muito útil quando temos muitas folhagens para podar de uma só vez. São ideais para manter as cercas vivas alinhadas e aparar pequenos espaços com grama.

 

Ancinho ou rastelo – Outra ferramenta clássica para se ter em um jardim. Ele nos ajuda a nivelar o solo, remover galhos e resíduos de podas. Opte por rastelos bem resistentes.

 

Vanga – Ferramenta ideal para acabamento de canteiros e corte de grama. Muito usada também para formação de berços de plantio. Tome cuidado para que ela tenha um suporte na parte de trás, onde você possa fazer um esforço e apoiar os pés para facilitar seu manuseio.

 

Mangueira – Após o plantio o que mais precisamos agora é uma boa rega de nossas plantas. Nada mais prático que uma boa mangueira de jardim. Escolha pelo tamanho de sua área e opte por bicos tipo chuveirinho.

 

Uma dica muito importante é usar luvas. São elas que irão proteger as ferramentas mais importantes no cultivo do nosso jardim: nossas mãos.

 

Lembre-se de limpar e manter suas ferramentas organizadas e esterilizadas, arrume um local fechado para guardá-las, desta maneira garantimos que esteja tudo pronto para a próxima manutenção.

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo 

Leia Também

Dicas para Jardinagem

Jardinagem em todas as idades

É uma atividade que além de trazer benefícios à saúde, possibilita diversas formas de conexão.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Saiba como efetuar a poda em suas plantas

Tudo que você precisa saber sobre a poda de plantas

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Entenda por que as plantas são consideradas os novos pets

Qual a relação entre plantas e pets? Neste artigo completo da Forth Jardim, explicamos isso e também por que cada vez mais pessoas estão tendo plantas em casa!

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

5 motivos para ter plantas em casa

Por que ter plantas pode ser bom para você e para o seu lar?

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Como evitar problemas entre seus cães e suas plantas.

Quem tem cães e plantas em casa sabe que as plantas podem ser destruídas e aparecer buracos no jardim. Para ajudar você a conciliar suas duas paixões, escrevemos este artigo repleto de informações.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Saiba como e quando regar as plantas corretamente.

Tudo que você sempre quis saber a respeito de rega de plantas

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Como usar plantas para combater mosquitos

Confira quais plantas podem ser usada para espantar mosquitos

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Como montar e cuidar do seu jardim vertical

Seja para embelezar as paredes de casa ou por falta de espaço em apartamentos, os jardins verticais estão cada vez mais altos. Mas você sabe tudo que é preciso para cultivar o seu? Neste artigo a Forth Jardim vai te dar todas as dicas.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Como montar um jardim na sacada do seu apartamento?

Deseja fazer um jardim no seu apartamento, mas não tem espaço para isso? Talvez sua sacada seja a solução! Neste artigo da Forth Jardim, vamos contar como ela pode ser usada para você montar seu jardim.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Veja como é simples projetar o jardim dos seus sonhos

Quer ter um jardim, mas acha que é complicado projetar e planejar um do zero? Nada disso, este artigo da Forth Jardim está aqui para mostrar como fazer o seu jardim ser bastante simples.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

O que fazer em casos de plantas com folhas queimadas

Se suas plantas estão apresentando folhas queimadas, você não precisa entrar em pânico. Neste artigo, separamos algumas dicas do que você pode fazer para resolver a situação.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

O que é e como praticar topiaria no seu jardim?

Você conhece a arte da topiaria? Ela é uma prática muito apreciada em vários países. Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber a respeito dela e como você pode se tornar um adepto.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Animais e insetos que contribuem para a polinização do seu jardim

A polinização é essencial para que as plantas possam formar frutos. Mas ela não seria possível sem a ação de algumas espécies de animais e insetos. Entenda o papel deles neste artigo.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Jardinagem para crianças.

Usar o jardim para ocupar as crianças é uma maneira inteligente de ensiná-los sobre a importância da natureza

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Descubra quais benefícios a arborização urbana pode trazer

Aos poucos, o verde vem ganhando espaço nas grandes cidades. E não apenas por uma razão estética, mas pelo bem das pessoas que vivem nelas. Para saber mais, leia nosso artigo.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Como montar uma horta em casa

Fazer sua própria hortinha em casa não é tão simples quanto parece. É preciso tomar cuidados muito necessários para que sua plantas tenham vida longa. Descubra neste artigo quais são eles.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Como fazer mudas por estaquia.

Quer aprender como aumentar a taxa de pegamento de suas estacas? veja neste artigo como fazer o processo com FORTH Enraizador

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Como preparar seus canteiros para a Primavera

Com chegada da Primavera, aprenda neste artigo a preparar seus canteiros para plantar flores e deixar sua casa mais colorida, perfumada e bonita.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Por que no outono as folhas mudam de cor, secam e caem?

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!