Dicas para Jardinagem

Saiba como e quando regar as plantas corretamente.

Conheça Academia Forth

 Tá pensando que regar suas plantas é só jogar água nelas e acabou? Nada disso! Há muitas variáveis que podem influenciar na saúde da sua planta e que merecem sua atenção e neste artigo nós falaremos sobre todas elas.

Se você deseja manter suas plantas sempre saudáveis, é muito importante entender como e quando deve ser realizada a irrigação delas.

Pode parecer simples, mas a rega requer alguns conceitos básicos que devemos nos atentar antes sair correndo com a mangueira e molhando tudo por aí.

Neste artigo exclusivo da Forth Jardim vamos contar tudo que você precisa saber a respeito da rega de plantas, como, por exemplo, qual a quantidade certa e também qual a litragem ideal de cada rega.

Continue lendo nosso artigo e nunca mais deixe as suas plantinhas passando e "afogadas" com quantidades excessivas de água.

 

QUANDO REGAR

 

Antes de mais nada, precisamos entender que nossas plantas possuem necessidades diferentes de consumo de água.

Portanto, uma dica muito importante que temos para você é perguntar às pessoas que são acostumadas a trabalhar com aquela espécie, quais são as exigências do volume e frequências de rega ou pesquisar em sites especializados.

Mas de forma geral plantas de sol pleno podem ser regadas todos os dias. Já as plantas de sombra podem ser regadas algumas vezes na semana. No entanto, isso são generalizações, o melhor a se fazer mesmo é perguntar para as pessoas que realmente entendem sobre aquela determinada espécie de planta.

 

AS EXCEÇÕES

 

Este aviso não é exagero, visto que há exceções, como por exemplo, os cactos e suculentas, são plantas de sol pleno, mas não há necessidade de regar todos os dias, somente poucas vezes na semana. Já as orquídeas, que são plantas de sombra, devem ser regadas todos os dias, pois gostam de umidade.

Por isso alertamos para a importância de pesquisar e perguntar sobre a necessidade das espécies. Sempre regue de preferência durante o dia e não de noite, para evitar umidade em excesso e precaver o aparecimento de fungos.

 

QUANTO VOCÊ DEVE REGAR

 

Esse é um tópico dos mais importantes sobre regas, pois muitas pessoas acabam por matar suas plantas pelo excesso ou pela falta de água. 

Devemos levar em consideração o tipo de substrato também que a planta se encontra, aqueles que são mais aerados com boa drenagem tendem a secar mais rápido, os que possuem mais matéria orgânica tendem a demorar mais para secarem. De forma geral precisa sempre umedecer o local que a planta se encontra, sem encharcar.

 

SINTOMAS DE FALTA OU EXCESSO DE ÁGUA

 

Quando as plantas estão com falta de água, apresentam folhas murchas ou com estrias/enrugadas, como no caso das orquídeas, as pontas das folhas de algumas espécies também podem começar a queimar e secar.

Já quando é excesso muitas espécies apresentam o mesmo sintoma de quando falta água, porém outras podem começar a apodrecer os caules e a exalar cheiros ruins.

 -
Com estas informações já é possível saber como proceder quanto à rega das suas plantas e do seu jardim. Sabe de alguém que pode estar com os mesmos problemas que você a respeito de irrigação? Então compartilhe este artigo com a pessoa!  

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

João Pedro M. Leal - Engenheiro Agrônomo Forth Jardim 

Marcello Santero - Engenheiro Agrônomo

Leia Também

Dicas para Jardinagem

Jardinagem em todas as idades

É uma atividade que além de trazer benefícios à saúde, possibilita diversas formas de conexão.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Saiba como efetuar a poda em suas plantas

Tudo que você precisa saber sobre a poda de plantas

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Entenda por que as plantas são consideradas os novos pets

Qual a relação entre plantas e pets? Neste artigo completo da Forth Jardim, explicamos isso e também por que cada vez mais pessoas estão tendo plantas em casa!

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

5 motivos para ter plantas em casa

Por que ter plantas pode ser bom para você e para o seu lar?

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Como evitar problemas entre seus cães e suas plantas.

Quem tem cães e plantas em casa sabe que as plantas podem ser destruídas e aparecer buracos no jardim. Para ajudar você a conciliar suas duas paixões, escrevemos este artigo repleto de informações.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Como usar plantas para combater mosquitos

Confira quais plantas podem ser usada para espantar mosquitos

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Como montar e cuidar do seu jardim vertical

Seja para embelezar as paredes de casa ou por falta de espaço em apartamentos, os jardins verticais estão cada vez mais altos. Mas você sabe tudo que é preciso para cultivar o seu? Neste artigo a Forth Jardim vai te dar todas as dicas.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Como montar um jardim na sacada do seu apartamento?

Deseja fazer um jardim no seu apartamento, mas não tem espaço para isso? Talvez sua sacada seja a solução! Neste artigo da Forth Jardim, vamos contar como ela pode ser usada para você montar seu jardim.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Veja como é simples projetar o jardim dos seus sonhos

Quer ter um jardim, mas acha que é complicado projetar e planejar um do zero? Nada disso, este artigo da Forth Jardim está aqui para mostrar como fazer o seu jardim ser bastante simples.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

O que fazer em casos de plantas com folhas queimadas

Se suas plantas estão apresentando folhas queimadas, você não precisa entrar em pânico. Neste artigo, separamos algumas dicas do que você pode fazer para resolver a situação.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

O que é e como praticar topiaria no seu jardim?

Você conhece a arte da topiaria? Ela é uma prática muito apreciada em vários países. Neste artigo, vamos contar tudo que você precisa saber a respeito dela e como você pode se tornar um adepto.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Animais e insetos que contribuem para a polinização do seu jardim

A polinização é essencial para que as plantas possam formar frutos. Mas ela não seria possível sem a ação de algumas espécies de animais e insetos. Entenda o papel deles neste artigo.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Jardinagem para crianças.

Usar o jardim para ocupar as crianças é uma maneira inteligente de ensiná-los sobre a importância da natureza

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Principais ferramentas para ter no jardim

Além de alguns cuidados, manter um jardim em ordem exige as ferramentas certas. Leia este artigo da Forth Jardim para conhecer todas elas.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Descubra quais benefícios a arborização urbana pode trazer

Aos poucos, o verde vem ganhando espaço nas grandes cidades. E não apenas por uma razão estética, mas pelo bem das pessoas que vivem nelas. Para saber mais, leia nosso artigo.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Como montar uma horta em casa

Fazer sua própria hortinha em casa não é tão simples quanto parece. É preciso tomar cuidados muito necessários para que sua plantas tenham vida longa. Descubra neste artigo quais são eles.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Como fazer mudas por estaquia.

Quer aprender como aumentar a taxa de pegamento de suas estacas? veja neste artigo como fazer o processo com FORTH Enraizador

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Como preparar seus canteiros para a Primavera

Com chegada da Primavera, aprenda neste artigo a preparar seus canteiros para plantar flores e deixar sua casa mais colorida, perfumada e bonita.

Continue Lendo >

Dicas para Jardinagem

Por que no outono as folhas mudam de cor, secam e caem?

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!