Dúvidas Sobre Adubação

Adubação no Outono e Inverno

Conheça Academia Forth

Quem mexe com plantas sabe que a adubação é bastante necessária para o desenvolvimento das plantas. No entanto, será que isso é necessário mesmo quando elas estão dormentes? Venha descobrir neste artigo da FORTH Jardim.

 

Não sabe o que fazer quanto a adubação das suas plantas durante o Outono e o Inverno, período em que elas tendem a ficar “dormentes”? Não precisa se preocupar! Neste artigo a FORTH Jardim vai explicar tudo que você precisará fazer.

Plantas e mamíferos

As plantas possuem uma fisiologia própria que pode variar de espécie para espécie, assim como acontece com os animais. Cães, gatos, macacos, humanos, cavalos, ovelhas, todos eles são mamíferos e de sangue quente, mas seus organismos são diferentes entre si. 

O mesmo pode acontecer com as plantas. Mesmo aquelas que são muito parecidas entre si têm particularidades próprias.  Como, por exemplo, as frutíferas que produzem o ano todo e outras apenas em épocas específicas do ano. Neste caso, o fator clima interfere diretamente na chamada “dormência”. 

Plantas e répteis

Também existem plantas que são diferentes dos animais homeotérmicos, ou seja, seu metabolismo faz com que elas sejam incapazes de controlar a temperatura interna dos seus tecidos e células. Neste caso, essas plantas se assemelham aos répteis, que apresentam variações térmicas de acordo com o ambiente em que estão.

Devido a isto, o crescimento, desenvolvimento e outras atividades fisiológicas são afetadas pelo meio externo.

E começa o Outono...

Quando a estação do Outono se inicia, a alteração fotoperíodo e temperatura influencia na fisiologia das plantas, seja ela a diminuição na produção de enzimas e/ou de alguns hormônios como Auxina, Giberilina e Citocinina, ou então aumentando a produção de Etileno e Ácido Abscísico, por exemplo.

Desta forma, como nos animais, os hormônios regulam toda a fisiologia e as fases das plantas, seja de crescimento, frutificação ou queda das folhas. E para que ocorra a produção destes hormônios necessita-se de nutrientes ao qual são fornecidos pelos adubos.

Mas será que a adubação se faz necessária mesmo em períodos de dormência? É o que vamos explicar agora!

O que fazer durante o Outono e o Inverno

Muitas pessoas creem que no Outono e Inverno não há a necessidade de efetuar adubação, já que a planta se encontra a espera do estímulo ambiental para voltar a produzir ou emitir novas folhas.

Porém é uma maneira errada de se pensar, pois as plantas estão consumindo nutrientes todos os dias, e o fato de estarem retirando os nutrientes do solo, faz com que seja necessário sua reposição. Ou seja, deve-se sim efetuar adubação neste período, com isto ela estará preparada nutricionalmente para quando chegar a primavera e poder mostrar todo seu vigor.

Assim, quando a Primavera começar, seu solo já estará preparado para oferecer os nutrientes que suas plantas tanto precisarão nesta estação tão importante.

Caso a acidez do solo esteja muito alta, fazendo com que a adubação não seja tão eficaz, recomendamos a leitura deste artigo.

Quer saber mais sobre nutrição vegetal e se tornar um especialista em jardinagem e horticultura? 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

Quero aprender com FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

FaceBook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

João Pedro M. Leal | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim

Leia Também

Dúvidas Sobre Adubação

Adubação foliar ou via solo, qual a mais indicada para suas plantas?

A adubação é muito necessária para o desenvolvimento das plantas do seu jardim, mas você sabe quais os benefícios de cada tipo de adubação? Neste artigo exclusivo da Forth Jardim, iremos explicar todas as informações necessárias.

Continue Lendo >

Dúvidas Sobre Adubação

Qual a função dos fertilizantes e adubos?

Adubos e fertilizantes são produtos que todo mundo usa no jardim, mas você sabe qual a real utilidade deles? Ou então o que é o chamado trio NPK? Não tenha mais dúvidas, leia este artigo da Forth Jardim para aprender tudo sobre adubos e fertilizantes.

Continue Lendo >

Dúvidas Sobre Adubação

Como melhorar os efeitos da adubação?

A adubação do seu solo não está mais tendo o mesmo efeito de antes? Com este artigo você vai conseguir solucionar este problema de uma forma bem simples.

Continue Lendo >

Dúvidas Sobre Adubação

Importância dos nutrientes para as plantas.

Você sabe qual a importância de uma nutrição completa com macro e micronutrientes para suas plantas? Então confira esse conteúdo que fizemos especialmente sobre o assunto!

Continue Lendo >

Dúvidas Sobre Adubação

Sem tempo para adubar suas plantas?

Saiba como garantir que seu jardim permaneça sempre nutrido, mesmo que você não tenha tempo para cuidar dele toda semana!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!