Dúvidas Sobre Adubação

Como melhorar os efeitos da adubação?

Conheça Academia Forth

Por causa do aumento da acidez do solo é muito comum que a adubação perca sua eficácia ao longo do tempo. Se este é o seu problema, então você encontrou o texto certo. Clique para ver as dicas da Forth Jardim.

 

Quanto menor o pH, menor a disponibilidade dos nutrientes para que as raízes das plantas consigam absorvê-los. O nutriente está lá para que a planta “consuma” ele, porém o ambiente do solo não permite que ela o faça.

 

Mas o que fazer quando a adubação não é mais tão eficiente? Será que o problema é com o adubo que você usa? Calma, a seguir vamos falar o que pode ser feito para deixar a adubação ainda mais efetiva.

 

Na agricultura

 

No meio agrícola existe o chamado método de calagem, que nada mais é do que a aplicação de calcário visando corrigir o pH do solo, além de fornecer cálcio. Porém este processo é feito 3 meses antes do plantio e adubação, já que este é o tempo que o calcário demora a reagir no solo e ter o efeito esperado.

 

Na jardinagem

 

Agora quando falamos da jardinagem, esperar três meses é totalmente inviável, pois é uma área que precisa de respostas rápidas. A Forth possui em seu portfólio dois produtos que tem como característica disponibilizar nutrientes e promover o efeito e elevação do pH no solo: o Forth Plantio e o FORTH Equilíbrio em curto espaço de tempo. 

Não sabe qual deve ser usado no seu jardim? Calma que a gente explica. 

 

FORTH Plantio

 

O FORTH Plantio deve ser utilizado no momento do plantio, pois promove uma melhoria nas condições para enraizamento das plantas. E como possui 21% de cálcio, além do fósforo e micronutrientes, ele também contribui para o equilíbrio do pH no solo.

Disponibilizado na forma farelada, sua ação é rápida, ocorrendo num prazo de até 1 mês. Sua utilização deve ser de 200 gramas por metro quadrado, misturado no solo das covas de plantio ou revolvido superficialmente quando espalhado em superfície.

 

FORTH Equilíbrio

 

O FORTH Equilíbrio é um produto que, por sua vez, é uma fonte de carbonato de cálcio 22%. Disponibilizado na forma líquida, possui rápida ação, tendo efeito no prazo de uma semana. Como fornece cálcio, promove o equilíbrio do solo assim como o FORTH Plantio. Deve ser utilizado na dosagem de 10 ml por litro de água. 

 

Então sempre que estiver utilizando um adubo e o mesmo não surtir o efeito esperado nas plantas, significa que seu solo precisa de uma ajudinha no equilíbrio do pH.

 

Esperamos que com estas dicas você consiga melhorar ainda mais os efeitos da adubação no seu solo. 

Quer saber mais sobre nutrição vegetal e se tornar um especialista em jardinagem e horticultura? 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

Quero aprender com FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

FaceBook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

João Pedro M. Leal | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim

Leia Também

Dúvidas Sobre Adubação

Adubação foliar ou via solo, qual a mais indicada para suas plantas?

A adubação é muito necessária para o desenvolvimento das plantas do seu jardim, mas você sabe quais os benefícios de cada tipo de adubação? Neste artigo exclusivo da Forth Jardim, iremos explicar todas as informações necessárias.

Continue Lendo >

Dúvidas Sobre Adubação

Qual a função dos fertilizantes e adubos?

Adubos e fertilizantes são produtos que todo mundo usa no jardim, mas você sabe qual a real utilidade deles? Ou então o que é o chamado trio NPK? Não tenha mais dúvidas, leia este artigo da Forth Jardim para aprender tudo sobre adubos e fertilizantes.

Continue Lendo >

Dúvidas Sobre Adubação

Adubação no Outono e Inverno

O Outono e o Inverno são as estações de dormência das plantas. Mas será que mesmo assim a adubação é necessária? É o que vamos explicar.

Continue Lendo >

Dúvidas Sobre Adubação

Importância dos nutrientes para as plantas.

Você sabe qual a importância de uma nutrição completa com macro e micronutrientes para suas plantas? Então confira esse conteúdo que fizemos especialmente sobre o assunto!

Continue Lendo >

Dúvidas Sobre Adubação

Sem tempo para adubar suas plantas?

Saiba como garantir que seu jardim permaneça sempre nutrido, mesmo que você não tenha tempo para cuidar dele toda semana!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!