Dúvidas Sobre Adubação

Qual a função dos fertilizantes e adubos?

Conheça Academia Forth

 

Apesar de amplamente utilizados, muias pessoas não sabem para que servem os adubos e fertilizantes e nem como eles agem. Neste artigo, a Forth Jardim vai explicar tudo o que você precisa saber.

 

Muitas pessoas não sabem, mas fertilizante ou adubo são palavras que definem o mesmo produto. Às vezes chamado de alimento para plantas, vitaminas e etc, é um produto que pode ser uma mistura de minerais mistos ou compostos, de origem natural advindo de extratos vegetais e/ou animais, usado para melhorar o crescimento, floração e frutificação das plantas. Sendo possível utiliza-los na forma líquida, farelada ou granulada.

As plantas, sejam flores, frutas ou folhosas, precisam de vários nutrientes para se desenvolverem, assim como todos os outros seres vivos também precisam, juntamente com uma boa rega, um solo adequado e a quantidade adequada de luz.

Quando você compra estes produtos, muitos deles já possuem uma quantidade balanceada estipulada por uma série de diversas pesquisas que foram feitas previamente para chegar em valores. Eles servem justamente para suprir a necessidade de cada uma das plantas, pois em cada fase do desenvolvimento elas muitas vezes necessitam de adubos e formulações diferentes.

Os principais nutrientes dos fertilizantes ou macro nutrientes primários, são o famoso trio de nutrientes chamado de “N P K” (N = nitrogênio, P = fósforo, K = potássio). Eles são os minerais que as plantas consomem em maior quantidade em seu processo metabólico.

Para você entender melhor a função de cada um desses nutrientes, vamos explicar separadamente onde eles atuam e como contribuem para o desenvolvimento da sua planta.

 

Nitrogênio

O nitrogênio atua no crescimento e coloração da planta. É ele quem garante aquele verde intenso e cheio de vida que todo mundo gosta.

Fósforo

O fósforo, ajuda a planta a produzir raízes e flores. E graças ao desenvolvimento das raízes, as flores conseguem absorver outros nutrientes presentes no solo.

Potássio

O potássio ajuda a planta na resistência a geadas e períodos de estiagem além da formação e enchimento de frutos. Sem o potássio, as plantas ficam desprotegidos e seus frutos correm o risco de nascerem “mirrados”.

 

Muito além do NPK

Mas além dos já citados nitrogênio, fósforo e potássio, há outros nutrientes que ajudam na formação e no crescimento das plantas do seu jardim. Existem mais pelo menos outros nove nutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas, são os chamados macro nutrientes secundários e os micro nutrientes.

 

 Conheça o fertilizante perfeito

Podemos dizer que o fertilizante ideal é aquele que possui todos estes nutrientes combinados e balanceados numa fórmula para cada tipo de cultivo. Partindo deste princípio, as formulações da FORTH Jardim são amplamente testadas antes do lançamento para que as pessoas obtenham o máximo potencial do seu jardim, sejam eles com plantas ornamentais, pomares ou hortas. É a FORTH Jardim pensando no bem-estar do jardim e na satisfação do jardineiro!

 Esperamos que você gostado de aprender mais sobre como os fertilizantes e adubos agem no seu jardim e nas suas plantas e também que use essas informações para tornar seu jardim cada vez mais verde e bonito!

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo 

Leia Também

Dúvidas Sobre Adubação

Adubação foliar ou via solo, qual a mais indicada para suas plantas?

A adubação é muito necessária para o desenvolvimento das plantas do seu jardim, mas você sabe quais os benefícios de cada tipo de adubação? Neste artigo exclusivo da Forth Jardim, iremos explicar todas as informações necessárias.

Continue Lendo >

Dúvidas Sobre Adubação

Como melhorar os efeitos da adubação?

A adubação do seu solo não está mais tendo o mesmo efeito de antes? Com este artigo você vai conseguir solucionar este problema de uma forma bem simples.

Continue Lendo >

Dúvidas Sobre Adubação

Adubação no Outono e Inverno

O Outono e o Inverno são as estações de dormência das plantas. Mas será que mesmo assim a adubação é necessária? É o que vamos explicar.

Continue Lendo >

Dúvidas Sobre Adubação

Importância dos nutrientes para as plantas.

Você sabe qual a importância de uma nutrição completa com macro e micronutrientes para suas plantas? Então confira esse conteúdo que fizemos especialmente sobre o assunto!

Continue Lendo >

Dúvidas Sobre Adubação

Sem tempo para adubar suas plantas?

Saiba como garantir que seu jardim permaneça sempre nutrido, mesmo que você não tenha tempo para cuidar dele toda semana!

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!