Dúvidas sobre Gramados

Como cuidar de gramados no outono e inverno

Conheça Academia Forth

Os dias quentes que acompanham a primavera e o verão, favorecem o cultivo de um gramado belo, saudável e verdinho.

 Afinal, a iluminação, irrigação e o corte são fundamentais para a manutenção das gramas, e no verão, devido ao aumento das chuvas e dias mais ensolarados, há uma aceleração no crescimento das folhas.

 

Já no outono/inverno, o clima não é tão favorável assim, claro que depende muito da região em que você reside, mas com os cuidados certos, o seu gramado pode ter aparência de primavera o ano inteiro.

 

Potássio no gramado: pra que serve?

 

Participante ativo da composição da membrana celular das plantas, o Potássio está diretamente ligado a proteção das folhas da grama, isso significa que quanto maior a quantidade de potássio, mais resistente o gramado.

 

No Outono/inverno o clima fica mais seco, e o Potássio ajuda a folha a reter o máximo de água possível sem danificar a saúde das folhas e raízes. Além disso, o Potássio ajuda na prevenção de doenças, insetos e alivia o estresse do gramado em relação ao pisoteio, seca e frio. 

 

Portanto recomendamos pulverizar o local com nosso adubo chamado Forth Fosfito 1 vez por mês ou após as podas, vai levar todos estes benefícios.

 

 

No outono/inverno, evite o Nitrogênio

 

Mais do que aumentar a adubação com Potássio, é importante não abusar de fertilizantes com Nitrogênio, principalmente se houver histórico de fungos na área nesta época do ano.

 

O Nitrogênio tem papel direto no crescimento das plantas, o que é ótimo no verão, mas no outono/inverno com a desaceleração do crescimento, e o crescente favorecimento do clima para aparecimento de fungos, este componente pode mais prejudicar do que ajudar.

 

Como manutenção, neste época do ano com adubação via solo poderia ser feito uso do nosso adubo chamado Forth Plantio 200g por m², pois ja iria aproveitar esta época para fazer uma correção do solo e melhorar as condições para as raizes do gramado.

 

Dicas quentes

Evite regar o gramado de tarde nesta época do ano, pois passar as noites umido favorece e muito aparecimento de fungos.

 

Se necessário por algum motivo efetuar adubação nitrogenada, aplique metade da dose a qual é recomendada para épocas de primavera e verão.

 

Se ja estiver com problemas de fungos no gramado, veja este nosso outro artigo sobre como efetuar o tratamento e recuperação, Clique Aqui

 

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Autores: João Pedro M. Leal e Marcos Feliciano- Engenheiros Agrônomos da Forth Jardim

 

Leia Também

Dúvidas sobre Gramados

Qual tipo de grama plantar no jardim?

Veja neste artigo onde cada tipo de grama é recomendado cultivar.

Continue Lendo >

Dúvidas sobre Gramados

Como fazer plantio de gramados?

Saiba todos os passos e confira dicas muito preciosas para não ter retrabalho.

Continue Lendo >

Dúvidas sobre Gramados

Como cuidar de gramados residenciais na Primavera e Verão

Aprenda com este artigo todos os cuidados que você deve ter com o seu jardim durante as estações mais quentes do ano

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!