Dúvidas Sobre Plantio

Quais cuidados tomar antes de plantar uma árvore na calçada?

Conheça Academia Forth

 Sonha em ter uma árvore na frente da sua casa? Antes de realizar sua vontade, recomendamos que você leia esse artigo exclusivo da Forth Jardim.

 

Uma árvore na calçada deixar qualquer casa mais bonita. Só que se você sonha em deixar sua frente mais verde é preciso tomar alguns cuidados. Neste artigo exclusivo da Forth Jardim revelamos quais são eles.

 Sonha em ter uma árvore na frente da sua casa? Antes de realizar sua vontade, recomendamos que leia esse artigo exclusivo da Forth Jardim.

Sempre há muitas dúvidas sobre o plantio de árvores, seja no seu quintal ou em frente de casa na calçada. É algo normal de se acontecer, afinal, queremos o melhor para a árvore, mas também não queremos ter problemas por causa dela, como raízes trincando calçadas ou a copa crescendo além do esperado.

 

Neste artigo exclusivo, vamos tirar essas dúvidas e mostrar cada passo que você precisa seguir para que a sua árvore não lhe cause problemas no futuro. Ficou curioso? Então continue lendo porque vamos explicar tudo o que você precisa saber.

Antes de mais nada

Ao adquirir sua muda, procure saber até quantos metros de altura a espécie poderá atingir, e quanto de espaço vai precisar para cultivá-la. Este é um cuidado imprescindível, pois uma árvore muito grande pode acabar batendo nos fios elétricos ou até mesmo tomando muito espaço na calçada.

Então, antes de sair plantando qualquer árvore em frente à sua casa, certifique-se do tamanho máximo que ela pode atingir para que no futuro você e nem seus vizinhos tenha dores de cabeça.

 

Os principais erros

Há erros bastante comuns que as pessoas costumam cometer ao plantar árvores em calçadas, como, por exemplo:

  • Plantar perto de muros ou algum outro tipo de construção
  • Não deixar uma área permeável ao redor da planta e sob a copa para efetuar a rega ou mesmo adubação posteriormente
  • Plantar árvores de porte grande em locais ao qual o ideal seria as de porte pequeno ou médio

 

Os erros apontados acima podem gerar problemas como danos estruturais nas construções, calçada, rede elétrica, perda das mudas adquiridas. No fim, o que era para ser algo prazeroso e deixar o ambiente mais bonito, tem como resultado apenas frustração e dores de cabeça com seus vizinhos.

Não se esqueça de conferir o manual

Geralmente, toda cidade, através da Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza um manual técnico de arborização urbana, listando quais as espécies indicadas para o plantio na cidade e os locais que podem ser plantadas.

Temos como exemplo o link do manual técnico da cidade de São Paulo. Ele é público e o arquivo pode ser baixado em pdf clicando aqui. Se você mora em alguma outra cidade, uma simples pesquisa no Google já será o bastante para achar o manual dela.

 

Outro fator importante são as raízes da planta, pois muitas espécies possuem crescimento agressivo. Você já deve ter visto muitas calçadas com o concreto quebrado ou até mesmo estourado por causa de raízes de plantas. Esse é o exemplo perfeito de uma árvore que foi escolhida erroneamente e cultivada em local inadequado.

Muitas vezes para tentar resolver o problema as pessoas efetuam o corte das raízes e refazem a calçada em torno dela. Pode até parecer que essa ação resolve o problema, mas se engana quem pensa assim, porque o corte dessas raízes prejudica diretamente a sustentação da árvore. Ou seja, a probabilidade dela cair em uma chuva ou ventania forte é bem grande.

Sabe aquelas árvores que sempre vemos caídas pelas ruas após uma tempestade? Muitas delas podem ser vítimas de pessoas mal informadas que cortaram suas raízes.

Com estas dicas, agora você está mais que pronto para escolher a melhor espécie para cultivar em frente à sua casa. E se você sabe de alguém que pode estar com estas dúvidas, envie este artigo para ela ou compartilhe ele em suas redes sociais.

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

 Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

João Pedro M. Leal - Engenheiro Agrônomo Forth Jardim 

Leia Também

Dúvidas Sobre Plantio

Como mudar minhas plantas de local?

Realizar o transplante da sua planta sem os cuidados necessários pode comprometer a saúde dela ou até matá-la. Neste artigo da FORTH Jardim vamos contar tudo que você precisa saber.

Continue Lendo >

Dúvidas Sobre Plantio

Como realizar o plantio de flores em vasos e jardineiras

Quer ter vários vasos e jardineiras cheios de flores para a primavera? Neste artigo vou ensinar passo a passo como preparar e quais produtos utilizar.

Continue Lendo >

Dúvidas Sobre Plantio

Como preparar o solo corretamente para plantio de mudas

Vai plantar uma mudinhas mas não sabe como tratar o solo? Dá uma olhada neste conteúdo da FORTH

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!