Orquídeas

Tudo que você precisa saber sobre o cultivo de orquídeas da terra

Conheça Academia Forth

Mesmo a orquídea da terra sendo mais fácil de ser cultivada, ainda existem alguns cuidados e precauções que você deve tomar caso queira ter uma. Se ficou curioso, confira.

 

As orquídeas têm a reputação de serem plantas tenras e temperamentais, mas isso nem sempre é verdade. Muitos tipos de orquídeas terrestres são tão fáceis de cultivar quanto qualquer outra planta.

Para cultivá-las com sucesso você terá que encontrar o local certo e manter a umidade do solo correta. Dessa forma, sua orquídea terá o ambiente ideal para poder crescer e se desenvolver com tranquilidade.

Ficou curioso sobre outros cuidados que você deve ter ao cultivar orquídeas da terra? Para saber como plantar orquídea na terra, continue lendo este artigo e confira todas as dicas que vamos compartilhar.

Vamos lá?!

 

Tela para orquídeas

Se você está cultivando sua orquídea em uma estufa ou não, precisará instalar uma tela de sombreamento, porque ela é uma planta que adora sombra.

Então, qual é o melhor pano de sombra para orquídeas? As orquídeas são plantas que adoram sombra e precisam de tecido de sombra de 75-80% para fornecer sombra densa.

Geralmente, um pano de tom prateado 70% é o melhor para orquídeas. A segunda melhor opção seria um pano de sombra branco porque reduz a luz solar, mas permite que todo o espectro de luz entre na estufa. Se você não conseguir encontrar panos prateados ou brancos, use um pano 75% verde. 

Orquídea Terrestre – 4 passos para cuidar da sua orquídea terrestre

Passo 1

Prepare o solo no local que escolheu para o plantio, seja em vasos ou canteiros, com o substrato FORTH Orquídeas terrestres.

 

Passo 2

Separe algumas orquídeas terrestres do grupo principal, porque as orquídeas terrestres se reproduzem quando você as divide. Plante-as em vasos separados ou no solo preparado, separadas por cerca de sete a quinze centímetros. Elas precisam de espaço e solo solto para que suas raízes se espalhem.

 

Passo 3

Mantenha sua orquídea terrestre em áreas com pouca luz ou um pouco sombreadas. Se tiver em uma janela em casa, coloque-a atrás de uma cortina.

 

Em um canteiro de flores, você pode querer construir uma treliça sobre suas orquídeas para sombrear e evitar que chova forte. Se elas recebem muita luz, suas folhas ficam vermelhas. Com pouca luz, elas ficam verdes-escuras. 

 

Etapa 4

Quando necessário ou em um plantio, retire as orquídeas do solo, cortando os caules com flores que terminaram de florescer e agora murcham. Isso ajuda a planta a continuar a florescer.

 

Verifique se há flores mortas ou morrendo a cada poucos dias. Se sua planta parar de florescer, corte o caule em um nó ou botão abaixo da flor com uma tesoura de jardinagem. Caso ela seja uma planta muito jovem, corte-a perto do solo, mas pode levar até um ano para que floresça novamente.

 

Sombra para orquídeas

Existem alguns tipos de orquídeas que não precisam receber luz direta para se desenvolver. Esses tipos de orquídeas se contentam apenas em receber uma luz indireta que pode vir de um parapeito de janela.

 

Confira agora alguns tipos de orquídeas terrestres

 

  • Ludisia discolor
  • Paphiopedilum
  • Phragmipedium
  • Acianthera teres
  • Arundina
  • Catasetum barbatum
  • Cypripedium
  • Spathoglottis
  • Cymbidium (algumas espécies apenas)
  • Sobrália
  • Orchis

 

 

Qual a quantidade de água para orquídeas?

Regue sua orquídea sempre que ver que o substrato já está secando. Mas lembre-se: água em excesso também pode ser prejudicial. Não deixe as folhas de uma orquídea ficarem molhadas, pois a planta pode apodrecer. Seque-as com uma bola de algodão ou tecido.

 

 

Este artigo foi realizado em parceria com o site www.meulindojardim.com.br  

Autor: www.meulindojardim.com.br  

Revisor: João Pedro M. Leal - Eng. Agrônomo da FORTH Jardim

Leia Também

Orquídeas

Tudo sobre o cultivo de Catlleya

Tem uma Catlleya ou quer ter uma e não sabe como cultivar? venha conferir.

Continue Lendo >

Orquídeas

Saiba quais orquídeas de inverno ter em casa e como cuidar delas!

Ter uma casa bela e colorida mesmo durante o inverno é possível, ainda mais se você apostar em orquídeas que florescem durante essa estação. Conheça algumas delas.

Continue Lendo >

Orquídeas

Como cuidar de orquídeas?

Comprou uma orquídea e não tem ideia de como cuidar dela? Neste conteúdo compartilhamos algumas dicas essenciais para os cultivadores iniciantes desta planta tão exigente. Confira!

Continue Lendo >

Orquídeas

Com 50 mil espécies de orquídeas, como escolher a minha?

Continue Lendo >

Orquídeas

Como montar um orquidário?

Venha ver estas dicas incríveis.

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!