Pragas e Doenças

As Cochonilhas: Pequenas mas que causam um grande dano.

Conheça Academia Forth

As cochonilhas são insetos sugadores de seiva que pertencem à ordem Hemiptera. Com uma diversidade grande de espécies, as cochonilhas podem causar danos significativos às plantas, enfraquecendo-as e, em casos severos, levando-as à morte.

 

Há espécies de várias formas e cores, corpos de formatos achatados, arredondados ou alongados. Podem ter coloração branca, marrom, preta ou avermelhada. Os machos na fase adulta são bem diferentes das fêmeas, eles possuem asas, são mais alongados e de corpo bem mais fino comparando com a fêmea.

 

Algumas espécies

 

Cochonilha-do-Carmim

Nome Científico: Dactylopius coccus

Descrição: São pequenos insetos, geralmente de cor avermelhada quando mais novos.

 

Cochonilha Ortézia

Nome Científico: Orthezia praelonga

Descrição: Possui um corpo alongado e de coloração branca.

 

Cochonilha Farinhenta

Nome Científico: Pseudococcus viburni

Descrição: Tem um corpo oval e é coberta por uma substância cerosa branca.

 

Determinadas espécies de cochonilhas atacam as raízes, então muitas vezes a planta está com adubação e regas em dia, no ambiente adequado e mesmo assim não se desenvolve e definha, quando investigado em alguns casos é encontrado cochonilhas nas raízes, onde estavam sugando a planta, então se houver suspeita é sempre importante verificar as raízes para assim definir o melhor tratamento de controle.

 

Época de Maior Ocorrência

 

As cochonilhas são mais comumente encontradas durante os meses mais quentes do ano, principalmente na primavera e no verão.

 

Controle de Cochonilhas

 

Remoção Manual: Em infestações leves ao qual identificou poucos indivíduos na planta, as cochonilhas podem ser removidas manualmente com a própria mão, ou usando um pincel, ou esponja.

 

Óleo de Neem: Nosso produto chamado Forth Defende é feito com o óleo extraído da semente da planta do Neem é eficaz no controle de algumas espécies de cochonilhas. Por ser mais natural, seu controle é mais lento em relação aos produtos químicos.

 

Inseticidas químicos de contato: Pode ser utilizado os nossos produtos chamados Forth Inseticida ou Forth Mata Cochonilha. Estes são inseticidas de contato, e precisam ser pulverizados sobre os insetos para penetrar nele e assim fazer o controle.

 

Inseticidas sistêmicos: Estes tipos de ativos penetram na planta e ficam circulando na seiva, como a cochonilha é um inseto sugador de seiva vai se alimentar do veneno, em alguns casos de espécies com carapaça bem grossa e cochonilhas de raizes, este é o método mais eficaz.

 

Pós-tratamento

 

Após aplicação de inseticidas, as cochonilhas mesmo após morrerem podem ficar grudadas sobre as folhas, e por serem pouco móveis na planta, você pode pensar que elas ainda estão vivas, para verificar, passe o dedo ou esprema uma cochonilha, se ela simplesmente cair facilmente, estiver seca ou não sair nenhum líquido dela, significa que já está morta.

 

 

Com métodos de controle adequados, é possível minimizar seus danos.

A escolha da abordagem dependerá da severidade da infestação e das preferências do jardineiro em relação a métodos naturais ou químicos. Manter um monitoramento regular das plantas e agir rapidamente ao detectar sinais de infestação é crucial para manter um jardim saudável e próspero.

 

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Autor: João Pedro M. Leal - Engenheiro Agrônomo da Forth Jardim

Leia Também

Pragas e Doenças

Os Ácaros: pequenos aracnídeos nos jardins

Da série pragas no meu jardim, venha aprender sobre este aracnídeo e como controlar a infestação

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

O Pulgão: Uma das pragas mais comuns nos jardins do Brasil

Da série pragas no meu jardim, venha aprender sobre este inseto e como controlar a infestação.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Resistência de pragas ou doenças, o que é?

Dificuldade em controlar pragas e doenças no seu jardim? venha conferir este nosso artigo

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Quais os principais tipos de fungicidas?

Você sabia que existem dois tipos de fungicidas? Descubra quais

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Como eliminar pragas urbanas da sua casa?

Já tentou de tudo para matar as pragas que infestam sua casa? Pois chega de dúvidas, chegou a hora de acabar com elas de uma vez por todas!

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Como acabar como os fungos do seu gramado?

O seu gramado, assim como a maioria das plantas, pode ser vítima do ataque de fungos. Saiba como reconhecer se ele está com este problema e como eliminar os fungos do seu gramado neste artigo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Ácaros nas plantas

Sua planta está com sintomas aparentemente de doenças e não consegue ver nenhum bichinho nela? Saiba neste artigo o que pode ser.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Não sabe como acabar com as pragas e doenças que vivem atacando as plantas do seu jardim? Então confira este artigo da FORTH Jardim para saber o que você deve fazer.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Como combater o fungo Fumagina?

A Fumagina é um problema bastante comum para quem já teve um jardim. Neste artigo, saiba como se livrar dela.

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!