Pragas e Doenças

Como combater o fungo Fumagina?

Conheça Academia Forth

 

 Quem já cuidou de uma planta ou jardim em algum momento já teve que lidar com a Fumagina. Neste artigo a Forth Jardim vai explicar as causas e como combatê-la.

 

Frequentemente as plantas são atacadas por fungos, porém alguns fungos só aparecem em decorrência de outros fatores, como, por exemplo, ataque de pulgões e cochonilhas. São eles os verdadeiros responsáveis por alguns dos problemas que suas plantas costumam ter com fungos.

 

Não entendeu? Relaxa, neste artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber! Então continue com a gente para saber como resolver problemas com fungos em seu jardim.

 

Mas antes de qualquer explicação mais aprofundada, você precisa saber que tratar diretamente o fungo não é a melhor decisão a ser tomada. Afinal, estará tratando um dos “sintomas” e não o problema em si, que é o inseto.

 

A verdadeira causa

Segundo a própria EMBRAPA, o fungo Capnodium sp., vulgarmente conhecido como fumagina, acaba formando uma camada de massa preta de esporos sobre as folhas. Isso impede a fotossíntese, prejudicando assim o metabolismo das folhas e consequentemente o desenvolvimento das plantas. Em vez de ser nociva a espécies específicas, a Fumagina é uma espécie que pode atacar todo e qualquer tipo de planta. E as folhas não são as únicas afetadas, os frutos também podem ser vítimas da ação do Fumagina.

Diferente do que muitos pensam, a Fumagina não ataca a planta de forma direta, mas sua ação pode comprometer ela seriamente. A camada que ele forma na planta prejudica a recepção de luz solar, e consequentemente o processo de fotossíntese. Com isso, as plantas do seu jardim terão problemas de crescimento de desenvolvimento.

 

Os problemas causados pela Fumagina

O caso é que a fumagina só se desenvolve em decorrência das secreções excretadas pelos pulgões e cochonilhas, que possuem um teor açucarado causado pela seiva da planta sugada durante sua alimentação.

O fungo em si não ataca diretamente a planta, porém recobre suas folhas impedindo a absorção de luz. Logo, sua planta não conseguirá se desenvolver corretamente, podendo até morrer em decorrência desse problema.

 

O que deve ser feito?

Antes de aplicar qualquer fungicida, precisamos efetuar o controle dos insetos, aplicando um FORTH Inseticida ou mesmo o FORTH Mata Cochonilha. E após 3 dias, efetuar aplicação do FORTH Fungicida. Com estes tratamentos, será possível controlar tanto o inseto quanto o fungo.

Nunca se deve aplicar ambos produtos juntos, o recomendado é que você espere alguns dias entre as aplicações. Aplicar os dois produtos ao mesmo tempo pode trazer complicações sérias para suas plantas. No fim, ao tentar resolver o problema desta maneira, você estará apenas causando ainda mais problemas ao seu jardim. Portanto, seja paciente e saiba esperar os dias necessários entre uma aplicação e outra.

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe ele com amigos e nas redes sociais, vai que outras pessoas também estejam sofrendo com o mesmo problema em seus jardins.

Quer saber mais sobre nutrição vegetal e se tornar um especialista em jardinagem ou horticultura? Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado! 

Então acesse agora mesmo e venha aprender com a FORTH Jardim!

 

Nos siga nas redes sociais 

FaceBook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

João Pedro M. Leal | Engenheiro Agrônomo Forth Jardim

Leia Também

Pragas e Doenças

Os Ácaros: pequenos aracnídeos nos jardins

Da série pragas no meu jardim, venha aprender sobre este aracnídeo e como controlar a infestação

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

As Cochonilhas: Pequenas mas que causam um grande dano.

Da série pragas no meu jardim, venha conhecer sobre este inseto e como controlar a infestação.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

O Pulgão: Uma das pragas mais comuns nos jardins do Brasil

Da série pragas no meu jardim, venha aprender sobre este inseto e como controlar a infestação.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Resistência de pragas ou doenças, o que é?

Dificuldade em controlar pragas e doenças no seu jardim? venha conferir este nosso artigo

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Quais os principais tipos de fungicidas?

Você sabia que existem dois tipos de fungicidas? Descubra quais

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Como eliminar pragas urbanas da sua casa?

Já tentou de tudo para matar as pragas que infestam sua casa? Pois chega de dúvidas, chegou a hora de acabar com elas de uma vez por todas!

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Como acabar como os fungos do seu gramado?

O seu gramado, assim como a maioria das plantas, pode ser vítima do ataque de fungos. Saiba como reconhecer se ele está com este problema e como eliminar os fungos do seu gramado neste artigo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Ácaros nas plantas

Sua planta está com sintomas aparentemente de doenças e não consegue ver nenhum bichinho nela? Saiba neste artigo o que pode ser.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Não sabe como acabar com as pragas e doenças que vivem atacando as plantas do seu jardim? Então confira este artigo da FORTH Jardim para saber o que você deve fazer.

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!