Pragas e Doenças

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Conheça Academia Forth

 

Doenças e pragas tiram o sono de qualquer pessoa que cuide de uma horta. Em muitos casos, é comum que a pessoa não saiba nem como identificá-las. Com este artigo da Forth Jardim você vai aprender isso e muito mais!

Vamos abordar aqui um tema bastante pesquisado e comentado nos fóruns de jardinagem que são: quais as principais pragas e doenças que atacam nossas plantas e o que fazer para combatê-las?

Listamos abaixo as principais e mais conhecidas que atacam nossas plantas. São elas:


- Doenças – os agentes causadores de doenças nas plantas são de tamanho microscópico e podem ser divididos em: fungos, bactérias e vírus. Estes agentes podem promover uma centena de males às plantas, como, por exemplo, as doenças fúngicas: oídio, ferrugem, pintas pretas, entre outras.

- Pragas – são, na maioria dos casos, insetos que sugam e comem folhas das plantas. Os principais deles são: pulgões, cochonilhas, formigas, lagartas, percevejos, mosca branca.

 

Doenças fúngicas


Estas são as doenças mais comuns que atacam as plantas. Normalmente esses fungos estão associados ao ataque de algum inseto sugador que perfuram a planta em busca de seiva, deixando a ferida exposta.

Sua disseminação é feita pelo ar, ferramentas ou até mesmo pelas nossas mãos. As mais comuns são a ferrugem, antracnose, oídio e a fumagina. Para combater estas doenças nós temos algumas soluções que vão ajudar nossos jardineiros de plantão.

No caso de infestações podemos usar o FORTH Fungicida, que é um fertilizante foliar à base de Difenoconazol. Ele sempre deve ser aplicado nas horas mais frescas do dia, pois a ação do sol pode causar queima nas folhas de algumas plantas.



Doenças bacterianas e viroses


Estas doenças são as mais difíceis de controlar. O que podemos fazer sempre é manter a planta bem nutrida e controlar o ataque de alguns insetos que as disseminam. Desta forma ressaltamos a adubação e a fertilidade do solo como agentes benéficos na prevenção.



Pragas


Como já dissemos, as principais pragas desta categoria são os insetos, que podem sugar ou até mesmo mastigar as folhas, causando danos terríveis às suas plantas como enfraquecimento e diminuição da área foliar. A seguir listamos as principais pragas e as melhores soluções para o controle e combate delas.

- Pulgões – são insetos bem pequenos que se fixam no caule e nas folhas de modo a sugar a seiva dela. Vivem em colônias nos brotos e folhas novas, sugam sem parar a planta, secretam uma substância açucarada que propicia a fumagina, uma doença fúngica. Se não for controlado, pode levar a planta à morte.


- Cochonilhas – são pequenos insetos que se reproduzem muito rápido formando colônias enormes em muito pouco tempo. São insetos sugadores como os pulgões e secretam uma substância açucarada, propiciando o aparecimento de uma doença fúngica: a Fumagina. Em pouco tempo a planta fica muito enfraquecida.


- Lagartas – são insetos que na fase jovem devoram as folhas. Para uma rápida identificação é fácil perceber as bordas das folhas com marcas de mastigação, elas possuem hábito noturno e seu controle deve ser feito muito rápido, pois podem acabar com a planta em poucos dias.


- Formigas – Apesar de não serem mastigadoras, cortam as folhas das plantas e levam aos seus ninhos para alimentarem o fungo, do qual se alimentam. As mais comuns são as cortadeiras, saúvas e quenquém.

As soluções no combate de pragas:


- FORTH DEFENDE – à base de óleo de Neem, que age na sociologia da praga, fazendo com que ela vá embora ou até mesmo morra.


- FORTH INSETICIDA – é químico, possui uma excelente eficácia. Agem por contato e ingestão e deve ser pulverizado nas horas mais frescas do dia onde a praga se localiza na planta.



Este artigo foi útil para você? Então compartilhe ele com amigos e nas redes sociais, vai que outras pessoas também estejam sofrendo com o mesmo problema em seus jardins.
Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor: com emissão de certificado!

 

 

Quero aprender com FORTH

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Marcello Santero | Engenheiro Agrônomo 

Leia Também

Pragas e Doenças

Os Ácaros: pequenos aracnídeos nos jardins

Da série pragas no meu jardim, venha aprender sobre este aracnídeo e como controlar a infestação

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

As Cochonilhas: Pequenas mas que causam um grande dano.

Da série pragas no meu jardim, venha conhecer sobre este inseto e como controlar a infestação.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

O Pulgão: Uma das pragas mais comuns nos jardins do Brasil

Da série pragas no meu jardim, venha aprender sobre este inseto e como controlar a infestação.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Resistência de pragas ou doenças, o que é?

Dificuldade em controlar pragas e doenças no seu jardim? venha conferir este nosso artigo

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Quais os principais tipos de fungicidas?

Você sabia que existem dois tipos de fungicidas? Descubra quais

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Como eliminar pragas urbanas da sua casa?

Já tentou de tudo para matar as pragas que infestam sua casa? Pois chega de dúvidas, chegou a hora de acabar com elas de uma vez por todas!

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Como acabar como os fungos do seu gramado?

O seu gramado, assim como a maioria das plantas, pode ser vítima do ataque de fungos. Saiba como reconhecer se ele está com este problema e como eliminar os fungos do seu gramado neste artigo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Ácaros nas plantas

Sua planta está com sintomas aparentemente de doenças e não consegue ver nenhum bichinho nela? Saiba neste artigo o que pode ser.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Como combater o fungo Fumagina?

A Fumagina é um problema bastante comum para quem já teve um jardim. Neste artigo, saiba como se livrar dela.

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!