Pragas e Doenças

Quais os principais tipos de fungicidas?

Conheça Academia Forth

Não basta só combater os fungos que aparecerem nas suas plantas, também é necessário´saber qual fungicida usar. Descubra isso e muito mais nesse artigo completo.

Quando sua planta ornamental está doente e você sabe que são fungos, qual sua primeira reação?

- Procurar um fungicida para tratar logo esse problema! Claro!

Aposto que respondeu isso, né?!

Pois bem, mas você sabe qual o fungicida adequado para o seu caso? Então continue lendo este artigo para ficar por dentro.

 

Fungicidas são como remédios, mas voltado para plantas.

 

Para começar, precisamos deixar claro que existem vários tipos de fungicidas cada um com uma molécula diferente, algumas com espectro mais amplo ao qual conseguem controlar vários tipos de fungos e outras de ação mais específica.

 

Como exemplo, podemos fazer um paralelo com os remédios que você toma quando está doente. Alguns medicamentos vão conseguir controlar certas doenças para o qual ele foi pesquisado e produzido, já para outras doenças ele não vai ser eficaz.

 

O pensamento para os fungicidas é idêntico.

 

Sabia que tem dois tipos de ação dos fungicidas nas plantas? Você vai encontrar fungicidas de contato e fungicidas sistêmicos. É agora que você pensa

 

– Meu Deus, o que é contato e sistêmico?!

 

Calma pequeno gafanhoto, vou te explicar.

 

Fungicidas de contato

 

São aqueles que não são absorvidos pelas plantas, ficando, portanto, sobre as folhas efetuando a proteção, como uma película protetiva. Este tipo de fungicida controla aqueles fungos que agem superficialmente nas plantas, como ferrugens, fumaginas, etc.

 

É importante saber que alguns fungicidas de contato podem formar uma película protetora sobre as folhas. Se você se importa muuuuito com a estética da sua planta, então não deve usar ele, pois sua planta vai ficar “manchada” por algum tempo. 

 

Mas saiba que isso é questão de preferência de escolha de tratamento

 

Há pessoas que não se incomodam com a aparência dela a curto e médio prazo e julgam que o importante é tratar o fungo e deixar a planta bonita no futuro, livre de doenças.

 

São nesses casos que recomendamos o FORTH Fungicida Cobre. Este nosso fungicida desenvolve essa película protetiva na sua planta, que citamos a pouco.

 

Outro ponto importante para ficar atento é que a capacidade de fixação nas folhas do FORTH Fungicida Cobre vai depender muito do tipo de folha. Algumas, vão permitir maior capacidade de fixação, sendo assim, o produto pode ficar por muito mais tempo.

 

Recomendamos que, após perceber que o fungo foi controlado, seja passado um pano úmido ou uma buchinha com a parte macia nas folhas para retirar a película. Há situações onde o tamanho/tipo da folha possa dificultar essa remoção, então, não indicamos esse produto.

 

Se estiver em dúvidas sobre essa questão de fixação do produto nas folhas, uma dica é você aplicar o produto primeiro e somente na folha que está com fungos e ver com o tempo se a fixação vai ser alta nela.

 

Em algumas plantas a fixação do fungicida pode ser menor, o que torna sua fixação mais fácil (isso não afeta em nada a eficácia do produto). Nessa situação a película começa a se soltar sozinha, pois o vento, chuva e/ou sol dão conta de eliminá-la.

 

Quem disse que ser médico de plantas era fácil, hein? Sempre busque ajuda de um Engenheiro Agrônomo ou Técnico Agrícola antes de utilizar fungicidas, ou mesmo os inseticidas nas suas plantas.

 

Fungicidas sistêmicos

 

Estes tipos de produtos agem de maneira diferente dos fungicidas de contato, pois são absorvidos pela planta e fazem o tratamento de dentro para fora.

 

Então em fungos como os que causam necroses, podridões e etc, estes fungicidas são os mais indicados, já que são fungos que têm capacidade de agredir internamente a planta.

 

Para estes casos indicamos o FORTH Fungicida, nosso produto à base de Difenoconazol.

 

Por ser sistêmico vai agir internamente, portanto, não irá formar a película sobre a folha e será totalmente absorvido pela planta.

 

Logo, para quem não quer a estética da planta afetada, recomendamos utilizar este produto.

 

Você tem uma planta que usou fungicidas e não está melhorando?

 

Então atente-se para 3 possibilidades:

 

1 - O fungicida que você utilizou não é para aquele tipo de fungos

2 - Pode ser que a planta esteja com bactéria

3 - Pode ser que a planta esteja com vírus

 

Se for bactéria ou vírus, recomendamos podar as partes afetadas para tentar impedir de se espalhar para o restante da planta. Muitas vezes os sintomas de contaminação de bactérias/vírus podem se assemelhar visualmente com os sintomas dos fungos.

-

Esperamos que com essa pequena ajudinha nossa você consiga livrar suas plantas dos fungos. E como não gostamos de imaginar plantinha alguma sofrendo por causa deles, recomendamos que você compartilhe este artigo que amigos e conhecidos que possam ter esse mesmo problema.

 

Boa jardinagem!

 

Inscreva-se na Academia FORTH Jardim e tenha acesso a cursos totalmente gratuitos sobre esse e outros assuntos, e melhor, com emissão de certificado!

Clique aqui -> Quero aprender com a FORTH

 

Nos siga nas redes sociais 

Facebook da FORTH Jardim

FORTH Jardim no Youtube

Instagram da FORTH Jardim

 

Autor: João Pedro M. Leal - Engenheiro Agrônomo da Forth Jardim 

Revisores: Rodolpho Zanardo / Marketing da FORTH Jardim

Leia Também

Pragas e Doenças

Os Ácaros: pequenos aracnídeos nos jardins

Da série pragas no meu jardim, venha aprender sobre este aracnídeo e como controlar a infestação

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

As Cochonilhas: Pequenas mas que causam um grande dano.

Da série pragas no meu jardim, venha conhecer sobre este inseto e como controlar a infestação.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

O Pulgão: Uma das pragas mais comuns nos jardins do Brasil

Da série pragas no meu jardim, venha aprender sobre este inseto e como controlar a infestação.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Resistência de pragas ou doenças, o que é?

Dificuldade em controlar pragas e doenças no seu jardim? venha conferir este nosso artigo

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Como eliminar pragas urbanas da sua casa?

Já tentou de tudo para matar as pragas que infestam sua casa? Pois chega de dúvidas, chegou a hora de acabar com elas de uma vez por todas!

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Como acabar como os fungos do seu gramado?

O seu gramado, assim como a maioria das plantas, pode ser vítima do ataque de fungos. Saiba como reconhecer se ele está com este problema e como eliminar os fungos do seu gramado neste artigo da Forth Jardim.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Ácaros nas plantas

Sua planta está com sintomas aparentemente de doenças e não consegue ver nenhum bichinho nela? Saiba neste artigo o que pode ser.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Conhecendo algumas das principais pragas do nosso jardim

Não sabe como acabar com as pragas e doenças que vivem atacando as plantas do seu jardim? Então confira este artigo da FORTH Jardim para saber o que você deve fazer.

Continue Lendo >

Pragas e Doenças

Como combater o fungo Fumagina?

A Fumagina é um problema bastante comum para quem já teve um jardim. Neste artigo, saiba como se livrar dela.

Continue Lendo >

não perca nossas novidades

Cadastre seu e-mail abaixo. É rápido, fácil e de graça!